ÁREAS DE ATUAÇÃO
Conheça nossas opções de tratamentos e procedimentos que oferecemos
Varizes
Varizes são veias dilatadas, tortuosas e/ou em alto relevo que causam desconforto estético e clínico.
Nos estágios iniciais elas podem ser assintomática, porém na sua maioria evoluem com dor, cansaço e peso nas pernas.
Quando não tratadas de forma correta as varizes podem progredir e desenvolver severas complicações.
Insuficiência Venosa
A insuficiência venosa não tratada pode evoluir para problemas graves como alteração na coloração e textura da pele e até formação de úlceras.
O tratamento é individualizado de acordo com o estadiamento da doença. Estes pacientes necessitam de acompanhamento e orientação continua, pois sabemos que as varizes são produzidas constantemente ao longo da vida.
Trombose
A trombose venosa é uma desordem sanguínea onde ocorre a formação de um coágulo dentro do vaso.
Este coágulo também chamado de trombo obstrui o fluxo sanguíneo e dificulta o retorno venoso em direção ao coração. Quando o trombo se desloca pode causar embolia pulmonar que é a complicação mais temida desta patologia.
Os sintomas da trombose são inchaço, dor e vermelhidão no membro acometido.
Ela pode ser causada por vários motivos como uso hormonal, traumas, fator genético ou doenças ocultas. Motivo pelo qual se faz necessário ter um médico especialista para investigação clínica.
O tratamento requer uso de anticoagulantes, terapia compressiva e outros cuidados para se evitar novos eventos e sequelas pós trombóticas.
Linfedema
Linfedema é uma doença do sistema linfático onde a rede de capilares responsáveis pela drenagem de líquidos do subcutâneo estão insuficientes, lentos ou inativos .
A função dos capilares linfáticos é retornar com o líquido para dentro dos vasos sanguíneos, quando este sistema é falho ocorre o edema.
O resultado é o acúmulo de líquido nos membros inferiores e / ou superiores que causam dores.
Quando não tratado, pode levar a alterações e infecções de pele que são as celulites e erisipelas.
O tratamento do linfedema é uma associação de condutas e cuidados que exige dedicação do paciente e do médico especialista.
Pé Diabético
O Pé diabético é acometido por desordens principalmente de origem vascular e neurológica .
A diabetes compromete a circulação dos membros inferiores o que leva a obstrução das artérias e da microcirculação dos pés . A evolução da doença gera a alteração da sensibilidade , a chamada neuropatia diabética, que facilita o aparecimento de úlceras e infecção desse território .
O pé diabético não tratado leva a complicações graves e amputações . Devido a isso o paciente portador de diabetes deve ser orientado sobre os cuidados essenciais que devem ter de rotina como higiene, auto exame , calçados adequados entre outros para manutenção da sua saúde .
O diagnóstico do lipedema é subestimado e seu tratamento é multidisciplinar , na maioria dos casos se faz necessário acompanhamento nutricional e atividade física associado a cuidados e orientações médicas.
Acessos Vasculares
Acessos vasculares são necessários em várias situações em patologias diversas.
Os acessos mais comuns são em pacientes renais crônicos que necessitam de um cateter (permcath) e uma fístula arteriovenosa (conexão de uma veia com uma artéria pra gerar alto fluxo venoso) para realizarem a hemodiálise.
E os oncológicos que precisam do cateter de quimioterapia (Portcath) para infusão dos medicamentos e preservação dos vasos periféricos.
Os cateteres são implantados de preferências em veias jugulares, realizado através de punções guiadas por ecodoppler e adequadamente posicionados através de radioscopia no centro cirúrgico.
Esses procedimentos exigem um preciosismo técnico e são fundamentais para manutenção da vida.